terça-feira, 1 de março de 2011

Rio Almada: terá sido tarde demais?

Rio Almada trecho Coaraci: triste (fim?)
Ao passar pelas margens do nosso querido Rio Almada tenho uma sensação de alívio, pois, afinal e, FINALMENTE a prefeitura de Coaraci resolveu fazer a limpeza de seu leito. Mas ao mesmo tempo entro em pânico por ver a situação degradante que estava “escondida” sob as baronesas. É pior do que poderíamos imaginar! Muito pior. Nosso rio está morto! Mas como nós deixamos isso acontecer? Onde estávamos? E nossas autoridades? Será que já não é tarde demais?

Ao que parece nosso rio não resistirá ao tanto que o desprezamos. E isso é muito mal para nós. Morreremos junto com esse guerreiro. Muitos podem dizer que a culpa é do tempo seco, da natureza irresponsável, mas não fujamos da nossa responsabilidade, nós somos os únicos e verdadeiros culpados. Todos nós que o poluímos e por anos despejamos nosso lixo e dejetos em suas águas. A culpa também é dos nossos governantes que nadam em suas incompetências e desonestidades.

O rio hoje se transformou em um grande esgoto a céu aberto que mesmo em, quem sabe, seus últimos suspiros ainda alimenta e sustenta muitas famílias que se aventuram à beira dos esgotos em busca de peixe para levar às suas mesas. Agora é preciso que não apenas se faça a limpeza, mas que se busque salvá-lo da iminente extinção. E é preciso que se faça algo agora, já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário