domingo, 27 de abril de 2014

Canonização dos papas João Paulo II e João XXIII acontece neste domingo

O papa Francisco declara santos o polonês João Paulo II e o italiano João XXIII em missa neste domingo (27) em Roma, na Itália. O Vaticano confirmou, neste sábado (26), que o emérito Bento XVI é o convidado especial. Espera-se que cerca de um milhão de pessoas, entre elas 24 chefes de Estado, acompanhem a canonização que será celebrada por dois papas. Na noite de hoje, uma vigília por igrejas de Roma dará início às homenagens. 

A grande missa está marcada para começar às 10h de amanhã (5h, em Brasília) e contará com a ajuda de seis mil padres e 150 cardeais e bispos. A cerimônia já considerada única e histórica pelo Vaticano. A canonização de ambos foi anunciada em 2013 por Francisco, após exceções concedidas para que isso ocorresse. No caso de João Paulo II, seu sucessor, Bento XVI, dispensou ainda em 2005, logo após sua morte, o prazo necessário de cinco anos para a abertura de um processo desse tipo. 

No mesmo ano, foi aberta a investigação do primeiro milagre atribuído a ele – a segunda graça, requisito para virar santo, teria ocorrido em 2011. Já João XXIII, papa entre 1958 e 1963, será declarado santo sem o reconhecimento do segundo milagre, porque Francisco decidiu canonizá-lo por suas virtudes em vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário